Essa pergunta é frequente aos especialistas, pois detectar, perceber e afirmar que a criança necessita de qualquer auxilio ocular requer sensibilidade e uma simples consulta. Ao nascimento é feito o teste do olhinho que faz o diagnóstico fisiológico e funcional dos olhos, como reflexos pupilares, tamanho e coloração do órgão. Posteriormente é fundamental que o pediatra e até mesmo os pais façam exames de testes de funcionalidade, como se a criança percebe cores fortes e que se destacam em brinquedos, se acompanha de forma fácil e correta os movimentos adequados dos músculos oculares e desenvolvimento do órgão de acordo com a idade da criança.
O olho é o órgão que mais se desenvolve durante os 12 primeiros meses de vida e qualquer correção ou auxilio ocular detectado devem começar imediatamente, pois o olho aos 07 anos chega à sua fase final de crescimento. O exame de vista, a acuidade visual feita pelos especialistas Oftalmologista/Optometrista pode ser feito a qualquer momento.
Os pais podem ajudar e muito na observação, como por exemplo, se a criança cai com frequência, se esbarra em móveis, se acompanha ou não com os olhos objetos mostrados, se com o tempo têm dificuldades para diferenciar cores. Ao ingressar na escola podem se queixar de dores de cabeça, a escrita feita de forma errada, ou torta. Podem querer estar o mais próximo possível do televisor e se tiverem o habito de esfregar os olhos, como forma de alivio.
Fazer o acompanhamento com o Oftamologista/Optometrista é de grande importância em qualquer ou toda a faze de crescimento infantil.
0 comentários:
Postar um comentário