terça-feira, 10 de maio de 2016

Maturidade cognitiva e alterações na aprendizagem


Maturidade de aprendizagem se refere ao processo que o ser humano vive ao longo de sua vida, que possibilita a ampliação do seu conhecimento. Assim, a criança em seu processo de formação, passa por fases em que essa maturidade se amplia na medida em que é estimulada cognitivamente e possui vivencias emocionais e sociais sadias. O seu desenvolvimento para a aprendizagem envolve, portanto, aumento da capacidade para lidar com abstrações e símbolos, capacidade de concentração por períodos cada vez mais longos e a diminuição das fantasias. Envolve o desenvolvimento da memória e o aumento da capacidade de raciocínio,que será menos ingênuo e egocêntrico (característica do raciocínio infantil).

As alterações de aprendizagem podem ser:

Dificuldades de aprendizagem: alterações leves, muito transitórias, pouco evidentes, comum e normal em algumas etapas da aprendizagem;

Problemas de aprendizagem: alterações leves, de maior intensidade e frequência, não estão associadas a causas neurológicas;

Transtornos de aprendizagem: alterações patológicas pela ruptura com os mecanismos de adaptação da criança às condições de aprendizagem. 

Por isso, devemos considerar que cada pessoa possui um modelo próprio de aprendizagem, ou seja: estilo, ritmo e hábitos únicos que se manifestam de formas diferentes de pessoa para pessoa. Esses modelos podem ter um impacto positivo ou negativo e o desempenho escolar está totalmente ligado à capacidade da criança ou adolescente explorar positivamente suas características de como aprender. 


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