terça-feira, 14 de outubro de 2014

Obesidade Infantil


A obesidade atinge todas as faixas etárias e atualmente é considerada pelos médicos uma epidemia mundial.
Crianças obesas têm risco quatro vezes maior de serem jovens obesos.
A melhor maneira para prevenir a obesidade é nos primeiros mil dias de vida da criança, que correspondem aos duzentos e setenta dias da gestação somados aos setecentos e trinta dias dos primeiros anos de vida da criança. 
Esses cuidados devem se iniciar na gestação e no acompanhamento pré-natal, para que as mães tenham uma nutrição adequada, evitando a restrição do crescimento do feto intra-útero e também para que a gestante não tenha excessivo ganho de peso. Durante esse período e após o nascimento a mãe deve seguir as orientações corretas sobre o aleitamento materno, de preferência com um pediatra.
O leite é o alimento perfeito do ponto de vista nutricional nos primeiros meses da criança.


É o pediatra quem vai iniciar a oferta de alimentação, estabelecendo limites para que não ocorra ganho excessivo de peso. Se a criança for diagnosticada com obesidade infantil, também é o pediatra o profissional central no tratamento, monitorando a criança durante o seu crescimento para prevenir o surgimento de doenças como hipertensão ou diabetes tipo 2. Cabe também ao pediatra, a decisão de encaminhar a criança para um (a) nutricionista e/ou um (a) psicólogo (a).
DICA: Diante da grande oferta de alimentos industrializados, ricos em calorias e com pouco valor nutricional, precisamos nos conscientizar do papel muitas vezes nocivo do marketing nas mídias, com propagandas que atraem especificamente o público infantil.

Por: Dra. Simone Bell Diniz - CRF 15.824

Floral Farma
Av. Major Nicácio, 2060
Centro - Franca/SP3724.2060
(16) 3403.6020 

www.floralfarma.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário