terça-feira, 14 de outubro de 2014

Óculos de sol do seu filho


A necessidade do uso de óculos escuros é um tema sempre comum e se mais destaca no verão. Na escolha, o mais importante é a qualidade. Os pais devem se atentar de vários aspectos relacionados com as lentes solares:
1. Filtração de 99-100% da radiação abaixo dos 400 nm (toda a radiação UV). Se possível, as lentes devem ainda filtrar a radiação entre os 400 e os 500 nm (luz azul).
2. As lentes devem ter boa qualidade ótica para evitar a distorção das imagens.
3. Devem ter uma coloração que proporciona conforto na presença de luz, mas não devem ser muito escuras para não mudar as cores naturais dos objetos e/ou a acuidade visual. Não se deve confundir a intensidade da cor com a capacidade de filtrar a radiação nociva para o aparelho visual. Dar preferência à cor cinzenta ou castanho (âmbar).
4. A armação e as lentes devem ser robustas. As crianças estão mais sujeitas a traumatismos, e por isso é necessário evitar os riscos relacionados com a fratura das lentes e/ou armação. A estrutura dos óculos deve estar livre de bordos ou projeções capazes de provocar traumatismo das estruturas oculares.



Ao adquirir um par de óculos de sol, os pais devem certificar-se da presença do símbolo CE e da inscrição do standard a que obedece a fabricação. A legislação que regulamenta os equipamentos de proteção individual (EPI), Diretiva 89/686/CEE do conselho de 21 de Dezembro de 1989.


Por Denise Guilherme

Apoio:





0 comentários:

Postar um comentário