quinta-feira, 30 de junho de 2016

Psicopedagogo - Quando procurar ajuda?



O baixo rendimento escolar costuma preocupar os pais, que, muitas vezes, ficam confusos, sem saber ao certo o que fazer.

Notas baixas podem ter muitas explicações. Um critério bem simples para buscar ajuda é verificar se a dificuldade é pontual, referente a um determinado conteúdo ou se envolve problemas recorrentes de aprendizado. 

Como saber se o seu filho tem algum transtorno de aprendizagem ou uma condição clínica que traga problemas pedagógicos associados?

Quando os pais identificam que existem problemas crônicos no aprendizado, o ideal é que seja realizada uma avaliação ampla, com testes psicopedagógicos. Neste tipo de avaliação, as diversas funções mentais são investigadas profundamente através de testes padronizados. Assim é possível levantar hipóteses sobre os vários fatores que prejudicam o desempenho na escola, como por exemplo: discalculia, dislexia, disgrafia, disortografia, déficit de atenção com ou sem hiperatividade (TDAH), compreensão, memória, funções executivas, além dos problemas emocionais como: dificuldades de socialização, oposição a regras de comportamento, ansiedade e depressão.

Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender. 

O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso.


0 comentários:

Postar um comentário