terça-feira, 14 de outubro de 2014

Quando encaminhar seu filho (a) e/ou aluno (a) ao Psicopedagogo?


A Escola, família e sociedade são responsáveis pela formação das personalidades sociais dos indivíduos. A aprendizagem é um processo que se realiza no interior de cada um e se manifesta por mudanças comportamentais relativamente permanentes. Quando o assunto se refere às dificuldades de aprendizagem contamos com dois fatos: 1º) os problemas devem-se a diferentes fatores, esses isolados ou associados entre si. 2º) a avaliação e intervenção precoce das dificuldades poderão levar ao sucesso na aprendizagem escolar.


O papel da escola, da família e da sociedade nesse e em muitos outros sentidos da vida de cada criança, adolescente e ate mesmo adulto, ultrapassa o âmbito pessoal e nos reflete ao crescimento de toda sociedade como um TODO. De modo pontual acredita-se que as dificuldades surgem, por exemplo, a partir de:
- mudanças repentinas de escolas, cidades, separações de pais; - problemas socioculturais e emocionais; - desorganização na rotina familiar, excesso de atividades extracurriculares, pais muito ou pouco exigentes; - envolvimento com drogas; - efeitos colaterais de medicações que causam sonolência, hiperatividade, diminuindo a atenção.
O diagnostico e as intervenções das dificuldades de aprendizagem envolvem interdisciplinaridade em pelo menos três ou mais áreas: neurologia, psiquiatria, psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia, para possibilitar a eliminação de fatores que não são relevantes e a identificação da causa real do problema.
O psicopedagogo tem formação e informação suficiente para após avaliar fazer os encaminhamentos para outras áreas especificas se assim for o necessário e orientar escola e família das possibilidades de diagnósticos prováveis em dificuldades e transtornos de aprendizagens, bem como fazer as devidas intervenções.
Fica a dica! Família, professor e sociedade vamos lapidar nosso olhares frente as dificuldades de aprendizagem.
Raquel Moreti Lopes Felicio – Neuropsicopedagoga,
Psicopedagoga Institucional e Clinica, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Mediadora do PEI e Biofeedback. Espaço Cuidar do Saber Espaço Múltiplo de Bem-estar e
desenvolvimento humano


Por: Raquel Moreti Lopes Felicio
Neuropsicopedagoga, Psicopedagoga Institucional e Clinica, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Mediadora do PEI e Biofeedback. Espaço Cuidar do Saber Espaço Múltiplo de Bem-estar e desenvolvimento humano

Rua José Ribeiro Conrado, 326 – salas 1,2 e 4 - Bairro São José – Franca/SP


Fone: (16) 3724-3254|(16) 3432-2232 | (16) 99999-2261|(16) 99300-6326

0 comentários:

Postar um comentário