Dentre as prevenções deste acidente, o que mais reduz a estatística, é o aprendizado da natação.
No afogamento, devido a ingestão de água, há um bloqueio da passagem de ar para aos pulmões, resultando em uma parada respiratória. Para se evitar que o acidentado venha a óbito, é necessário fazer o procedimento imediatamente. A perda de tempo, nestes casos, diminui significamente as possibilidades do salvamento. Normalmente, as pessoas que presenciam um afogamento tendem a levar o afogado para um hospital, onde o procedimento do médico é reanimar o mesmo. Entretanto, há uma grande perda de tempo neste trajeto. O professor, devidamente preparado para esta circunstância, deve reanimar o afogado utilizando a técnica da respiração boca a boca no local, considerado até hoje a técnica mais eficiente de imediato. Desta maneira, o professor executa os primeiros socorros, evita que venha a parada cardiorespiratória após a parada respiratória e, posteriormente, o mais delicado: sequelas cerebrais e/ou óbito.
Para finalizar, deixo uma questão para uma reflexão que pode salvar a sua vida: Será que o seu professor está apto a fazer um salvamento aquático eficiente?
Por: Maurício Arantes
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